Melhores datas para cobrança no modelo de assinatura no Brasil

Descubra as datas ideais de cobrança para modelos de assinatura no Brasil. Melhore a conversão e mantenha seus assinantes engajados!
Autor
We Payments

O modelo de assinatura tem se tornado cada vez mais popular no Brasil, abrangendo diversos setores, desde streaming de música e vídeo até serviços de entrega e software. No entanto, a escolha da data de cobrança pode influenciar significativamente a adesão e a retenção dos assinantes. Continue lendo para aprender a identificar as melhores datas para cobrança no modelo de assinatura no Brasil.

Compreendendo os hábitos de consumo dos brasileiros

Antes de identificar as melhores datas para cobrança, é essencial entender os hábitos de consumo dos brasileiros. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a maioria das pessoas recebe seu salário no último dia útil do mês ou nos primeiros dias do mês seguinte. Esse é um fator importante a ser considerado ao determinar as datas de cobrança mais adequadas.

Além disso, observou-se que o início do mês é marcado por despesas fixas, como aluguel, contas de água, luz e telefone, além de outras obrigações financeiras. Já a segunda metade do mês é caracterizada por gastos mais variáveis e supérfluos.

Então, qual é a melhor data para cobrança?

Cada produto ou serviço terá suas particularidades no que se refere a perfil de consumidores, porém as seguintes dicas podem ajudar a sua empresa a identificar o que se encaixa melhor em sua realidade:

  • Datas próximas ao início do mês: o mais comum no Brasil é que os salários sejam pagos até o 5º dia útil de cada mês, e muitos assinantes preferem ter suas despesas fixas já pagas na semana posterior ao recebimento, antes de comprometerem-se com novas assinaturas. Portanto, cobrar no início do mês, logo após o recebimento do salário, pode aumentar a adesão e a retenção dos assinantes.
  • Evitar cobranças nos dias próximos ao final do mês: nessa época, muitas pessoas já estão comprometidas com o pagamento de suas contas fixas e com o dinheiro escasso, podendo ser mais resistentes a novas despesas. 
  • Oferecer opções de datas de cobrança: alguns serviços de assinatura oferecem a flexibilidade de escolha da data de cobrança pelos assinantes. Essa opção pode ser atrativa, permitindo que os usuários selecionem uma data que seja mais conveniente para eles como, por exemplo, o dia seguinte ao fechamento da fatura do cartão de crédito, conhecido como “melhor dia para compra”, que dá aos consumidores uma janela de 40 dias entre a data da compra e a data de vencimento. 
  • Cobranças anuais: em algumas empresas que utilizam o modelo de assinaturas, a cobrança é feita anualmente, com a opção de parcelamento direto no cartão de crédito. Diferente do que geralmente é mais comum no restante do mundo, no Brasil o parcelamento de compras, (ato de dividir o valor total da compra em até 12 parcelas menores e mensais, acrescidos ou não de juros) é uma prática muito comum. O parcelamento brasileiro é o precursor do Buy Now Pay Later mundial, e já está incorporado à cultura brasileira porque aumenta o poder de compra dos consumidores e possibilita acesso a produtos e serviços a uma faixa maior da população. Segundo uma pesquisa do SPC Brasil, 79% dos consumidores costumam parcelar suas compras e mais de 62 milhões de brasileiros possuem compras parceladas atualmente, o que mostra um traço cultural importantíssimo a se considerar ao definir sua estratégia de cobranças. Optar pela anuidade parcelada além de garantir o pagamento e reduzir o churn, também beneficia o cliente que já tem aquela cobrança como uma conta fixa.

Benefícios da WEpayments para modelos de assinatura nacionais e cross-border

Ao discutir melhorias nos modelos de assinatura no Brasil, é essencial mencionar os benefícios que a WEpayments pode trazer para empresas que operam tanto em nível nacional quanto cross-border. Somos uma instituição de pagamentos com uma grande variedade de recursos e vantagens para negócios de assinatura.

  • Processamento seguro: disponibilizamos uma plataforma de processamento de pagamentos eficiente e segura, garantindo que as transações sejam realizadas de maneira confiável e protegida. Isso é fundamental para criar confiança nos clientes e garantir uma experiência positiva durante o processo de pagamento.
  • Boa cobertura de métodos de pagamento: oferecemos uma ampla variedade de métodos de pagamento, incluindo cartões de crédito, boletos bancários e Pix que, juntos, são os métodos de pagamento mais expressivos de todo o sistema de pagamentos brasileiro, segundo o BACEN. Isso permite que as empresas de assinatura atendam às preferências individuais dos clientes e maximizem as taxas de conversão, alcançando um público mais amplo. Além disso, possuímos ainda um exclusivo motor de recorrência para PIX e boleto que agrega ainda mais inteligência a todo o fluxo de assinaturas.
  • Alcance de clientes não bancarizados: nossa expertise no mercado de pagamentos brasileiro contribui para aumentar o acesso de produtos e serviços oferecidos por nossos clientes em parcelas da população que não estão totalmente bancarizadas. Com o PIX e o Boleto, os clientes brasileiros não ficam dependentes do acesso a cartões de crédito e, no caso do boleto, não é necessário nem mesmo possuir uma conta bancária. O resultado disso é uma diminuição na taxa de abandono de checkout por problemas relacionados ao método de pagamento.
  • Soluções flexíveis: oferecemos soluções de cobrança recorrente que se adaptam às suas necessidades. A Tokenização de Cartões de Crédito garante uma cobrança regular, consistente e muito segura para modelos de assinatura que já possuem motor de recorrência próprios. Já o motor de recorrência da WEpayments para PIX e boleto (APMs – na versão inglês) simplificam a gestão desses pagamentos e trazem visualização de dados diretamente em nosso Dashboard ou via API.
  • Suporte para transações cross-border: para as empresas de assinatura que operam internacionalmente ou desejam expandir para outros mercados, nós oferecemos suporte para transações cross-border. Isso significa que os negócios podem aceitar pagamentos de clientes brasileiros e sacar seus valores na moeda de sua preferência, tudo de forma fácil e segura, facilitando a expansão e o aumento da base de assinantes.
  • Integrações e relatórios abrangentes: oferecemos relatórios abrangentes sobre transações, receitas e métricas-chave de desempenho. Isso permite que as empresas acompanhem e analisem suas operações de assinatura, obtendo insights valiosos para melhorar a eficiência e tomar decisões estratégicas embasadas em dados reais.

Em resumo, a WEpayments é uma parceira confiável para empresas que adotam o modelo de assinatura, oferecendo um conjunto abrangente de soluções de pagamento, suporte para transações cross-border e recursos avançados de relatórios. Ao utilizar os serviços da WEpayments, as empresas podem aprimorar a experiência do cliente, aumentar a conversão de assinantes e expandir seus negócios de forma eficiente e segura, tanto em nível nacional quanto cross-border.

Quer saber mais sobre como nós podemos ajudar o seu negócio? Clique aqui agora mesmo e fale com nosso time de especialistas!

Destaques

Solução de pagamentos PIX via integração API, entenda melhor como funciona nossa plataforma.
We Payments
PIX, o novo método de pagamento brasileiro que promete revolucionar o mercado. No entanto, a questão permanece é seguro?
We Payments
Conquiste o mercado brasileiro! Compare o perfil de consumo nacional com o crescimento das vendas cross-border no Brasil e descubra o potencial para sua empresa. WEpayments, a plataforma de pagamentos ideal para o mercado brasileiro.
We Payments
As APIs de pagamento surgem para ajudar as empresas de pagamento em massa a otimizar e melhorar seu fluxo de pagamento. Descubra como elas funcionam
We Payments