Inovações do Pix para 2023/2024: O Futuro vibrante do método de pagamento instantâneo brasileiro

Novidades que você pode esperar do Pix, o sistema de pagamentos instantâneo brasileiro, para 2023/24.
Autor
We Payments

O Pix: Uma Revolução Financeira em Nossas Mãos

Liberdade de transferir dinheiro, pagar contas e realizar transações a qualquer hora, em qualquer lugar, isto é o que o Pix tornou realidade no sistema de pagamentos brasileiro, com uma abordagem revolucionária que enfatiza tecnologia, agilidade e simplicidade.

Lançado pelo Banco Central em 2020, o Pix trouxe uma alternativa aos métodos tradicionais de pagamento e transformou a relação do brasileiro com dinheiro.

O impacto foi imediato. Sua velocidade e facilidade geraram migração em massa de usuários de métodos de pagamentos tradicionais, impulsionando o comércio eletrônico a adotar esse novo método de pagamento. 

Agilidade no recebimento não foi a única mudança positiva que Pix trouxe para o comércio digital no Brasil. A otimização de fluxo de estoque, baixo risco de fraudes no pagamento e estorno descomplicado também somam à essa mudança positiva.

Esperanças e anseios para o amanhã

Enquanto navegamos por 2023, vislumbramos 2024 e expectativa em torno das atualizações no Pix ficam cada vez mais  palpáveis

Embora os detalhes concretos ainda estejam por ser revelados pelo Banco Central do Brasil, já há sinais do que podemos esperar.

1. Expandindo Fronteiras: O Pix Internacional e o Projeto Nexus

O Pix, inicialmente voltado para transações domésticas (Brasil), ganha destaque em sua possível expansão para pagamentos internacionais, sendo reconhecido pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS).

A visão de transferências instantâneas globais é atraente, simplificando pagamentos internacionais e remodelando a compreensão tradicional das remessas.

A revista brasileira Época publicou recentemente uma matéria sobre o projeto Nexus que ilustra bem essa visão. Unindo mais de 60 países em uma rede de pagamento instantâneo, esse projeto visa harmonizar os sistemas, tornando as transações internacionais tão eficientes quanto as locais.

O impacto no Brasil seria significativo, simplificando remessas e impulsionando o acesso do comércio global aos consumidores brasileiros. Entretanto, desafios de segurança e regulamentação ainda precisam ser superados.

O Pix Internacional e a visão do Nexus exemplificam o poder da tecnologia trazendo inovação financeira para moldar o futuro das transações. Acompanhar esse progresso é crucial para entender as oportunidades e desafios que podem surgir, tanto para o Brasil quanto para o cenário global.

2. A Próxima Fronteira: Pix automático a partir de abril de 2024

Uma nova era aguarda o Pix, com avanços empolgantes como o Pix Automático que, de acordo com o Banco Central, está programado para entrar em vigor a partir de abril de 2024. 

Seguindo as tendências inovadoras, essa atualização trará uma camada adicional de conveniência às transações financeiras, permitindo que empresas e pessoas configurem pagamentos automáticos para suas contas. 

A funcionalidade oferecerá uma experiência simplificada aos usuários e inúmeros benefícios aos business que operam em  modelos de assinatura e sistemas de cobrança recorrente, pois permitirá  que os pagamentos sejam efetuados de maneira automática, direto da conta do pagador de acordo com os cronogramas e os montantes definidos previamente.

“Negócios que dependem de pagamentos regulares, como mensalidades, aluguéis, assinaturas de serviços, planos de academia, podem encontrar no Pix automático uma alternativa para reduzir custos. Olhando da perspectiva do que hoje entregam o cartão de crédito e boleto DDA, eu vejo que o Pix automático vai juntar o melhor desses dois mundos para negócios de assinatura e cobranças recorrentes, entregando garantia de pagamento aliado à taxas atrativas.” – afirma Camila M. Lages, Product Marketing Manager da WEpayments.

Preparando-se para o amanhã

O Pix não é simplesmente uma inovação, mas sim uma revolução constante no sistema de pagamentos brasileiro. 

A WEpayments está atenta às atualizações desse ecossistema, e segue pronta para auxiliar seu negócio a aproveitar ao máximo as vantagens das novas funcionalidades do Pix no mercado brasileiro.

Conte com nossa parceria para ter:

Diversidade de Métodos de Pagamento: Na WEpayments, compreendemos a importância de oferecer opções de pagamento que atendam às preferências variadas dos consumidores brasileiros. É por isso que fornecemos uma ampla gama de métodos de pagamento, para que você possa alcançar e cativar um público mais amplo e diversificado.

Nossos serviços incluem os  métodos mais populares utilizados no Brasil. Você pode oferecer aos seus clientes a conveniência do pagamento com cartão de crédito, a agilidade do PIX e a familiaridade do boleto bancário (voucher de pagamento).

Plataforma de Integração Amigável: Nossa plataforma é projetada para ser de fácil configuração, garantindo uma integração de pagamentos via API tranquila com qualquer sistemas existentes.

Suporte para seu Negócio Conte com uma equipe dedicada e disponível para conduzir seu negócio  em todas as etapas do processo de integração e onboarding, oferecendo suporte técnico e orientação sempre que necessário.

Suporte para seus clientes: Temos uma central de ajuda com atendimento em língua local (português) para orientar seus clientes nas dúvidas de pagamentos e casos pós venda. Aqui a  parceria vai além do processamento de pagamentos.

Adaptação ao Pix e ao Futuro: Estamos preparados para as mudanças em curso no cenário de pagamentos brasileiro, garantindo que suas operações cross-border estejam alinhadas com as últimas tendências, regulações e normas, incluindo o avanço contínuo do Pix.

Adicione tranquilidade e segurança na sua operação cross-border, e navegue com sucesso pelo ambiente de pagamentos em constante evolução do Brasil. 

Clique aqui e entre em contato conosco hoje mesmo!

Inscreva-se na nossa newsletter

Destaques

Solução de pagamentos PIX via integração API, entenda melhor como funciona nossa plataforma.
We Payments
PIX, o novo método de pagamento brasileiro que promete revolucionar o mercado. No entanto, a questão permanece é seguro?
We Payments
Conquiste o mercado brasileiro! Compare o perfil de consumo nacional com o crescimento das vendas cross-border no Brasil e descubra o potencial para sua empresa. WEpayments, a plataforma de pagamentos ideal para o mercado brasileiro.
We Payments
As APIs de pagamento surgem para ajudar as empresas de pagamento em massa a otimizar e melhorar seu fluxo de pagamento. Descubra como elas funcionam
We Payments